30 de jul de 2012

Casamento com estrangeiros no Brasil

Faltam muitas informações... mas para começar essas era algumas dúvidas que eu tinha em relação a vindo de meu amado para o Brasil... estão se alguém também tinha as mesmas voilà!

Essas dúvidas foram esclarecidas pelo Sr Honório, muito gentil cedeu um pouco do seu tempo a me ajudar... sou muito grata... Ele vai fazer um trabalho legal em ajudar estrangeiros a conseguirem visto e etc... Ele não me passou o valor, mas, para não ter dor de cabeça ou gastar muito dinheiro atoa não compensa... vamos lá...


Boa noite Carolina,

Primeiramente vou me identificar.


Sou Policial Federal Aposentado, que nos ultimos 10 anos trabalhei na Delegacia de Imigração, atendendo os mais diversos assuntos de reunião familiar, isto é visto para a permanencia dos estarngeiros aqui no Brasil.  No momento estou trabalhando em regime de Office Home, pois de analisar de 5.000 processos, investigando, prorrogando os vistos, notificando estrangeiros irregulares a deixar o pais, participando de operações diversas de repatriamento de estrangeiros, aprendi muito sobre os procedimentos imigratórios.  Sou formado em contabilidade, e estou em fase de mantar o meu escritório, sendo que pretendo me especializar-me em visto para estrangeiros, que além de reunião Familiar, também permanencia por investimento pessoa fisica e juridica.  O assunto e muito complexo para falar tudo em pouco tempo, inclusive penso em dar palestras nas faculdades de direito, pois no poudo que participei neste foru m senti que o pessoal, na maior parte das vezes, sabem muito pouco, ou muito vezes um pouco distorcido da realidade, principalmente, por mim que trabalhei na prática, e sei da dificuldades de todos: estrangeiros, advogados, etc.
Mas não custa nada para mim orientá-la, e se quiser contratar os meus serviços para ter mais segurança, fique bem a vontade, pois procuro fazer um serviço de qualidade e na base da confiança.
Mas vamos ao que mais lhe interessa...



1 - O visto tem validade de 30 dias... e os papéis do casamento demoram segundo o cartório de 30 a 60 dias... nesse período em que os papéis estão correndo em cartório nós devemos pedir a prorrogação do visto?
Geralmente o visto de entrada é de 90 dias, isto é, para os paises que tem acordo imigratório com o Brasil, caso da maioria dos países europeus e sul americanos, mas quando não há esta reciprocidade, geralmente os consulados emitem o visto de 30 dias, mas ele pode ser renovado antes de vencer por até 90 dias, tem que preencher o formulário de prorrogação de visto de turista no site da Polícia Federal:

www.dpf.gov.br 


o valor para o pedid o de prorrogação é de R$ 67,00 - Mas caso não queira efetuar a prorrogação, não tem problema, pois o mais importante e dar entrada na papelada para o casamento com o estrangeiro em situação legal no país, pois alguns cartórios exigem uma declaração da Polícia Federal atestando a sua legalidade no Brasil. Caso, quando após o casamento for dar entrada no pedido de permanencia o visto estiver vencido, apenas será cobrada uma multa no valor de R$ 8,28 diária até o valor máximo de R$ 828,00 referente a 100 dias (mesmo que o estrangeiro fique anos na ilegalidade).




2 - Os papeis que dizem que ele é solteiro e a carta convite tem validade de 90 dias e se esses pa péis perderem a validade? 
O mais importante é ele entrar, depois que estiver aqui no Brasil, ninguem vai incomoda-lo, a não ser que se mete em alguma confusão, pois neste caso seu visto pode ser reduzido e notificado a deixar o país.  Mas para efeito do cartório, o importante é que na data da entrada dos documentos ele esteja legal, pois sinceramente, desconheço haver problema depois de dar enta da.






3 - É verdade que na carta convite temos que informar o salário e anexar comprovante de rendimentos?
A carta convite é uma garantia que ele terá hospedagem aqui no Brasil, caso contrário ele terá que provar que tem reserva em hotel durante o período, voce não precisa colocar copia de contra-cheque, pois desconheço totalmente tal exigência, isto não é cobrado em nenhum pais, apenas deve constar na carta convite, além do endereço, o período da hospedagem na residência do chamante, os telefones de contato, email, etc.






4 - Ele é obrigado a falar português para pedir o visto de permanência?
De jeito nenhum, não existe na legislação tal exigência, apenas uma pessoa que possa interpretá-lo, pois eu creio que o Argelino fale o Arabe além do Francês (pois foi colonia da França).



Em relação aos documentos produzido fora do pais realmente necessitam serem consularizados, isto que dizer que devem ser autenticados, pois o nosso consulado na Argélia, que deve ficar em Argel, colocará um selo de autenticidade, tanto nos atencedentes criminais, situação civil, nascimento, pois o cartório necessita para extrair a filiação do estrangeiro, e ja´recebi algumas certidões de países do norte da Africa, são muito complicados.  E quando chegar aqui no Brasil, voce deverá procurar um tradutor juramentado, que voce poderá conseguir no site da Junta Comercial ai do Rio de Janeiro, lá voce encontrará a relação dos tradutores de todo o estado do Rio de Janeiro.


Assim que casar, será outra fase.  A do pedido de permanencia, que é prevista na Resolução nº 36/99, no site do Ministério da Justiça : www.mj.gov.br voce deverá ir no seguinte caminho lado esquerdo da tela nos seguintes ícones: estrangeiros>permanência>reunião familiar por conjuge brasileiro


Lá você encontrará todos os documentos necessários para requerer o pedido, tem que preencher o formulário com todos os dados do estrangeiro (seu esposo) e pagar a taxa de R$ 102,00 que voce pode imitir pelo site da Policia Federal - GRU, também não se esqueça que talvez ai em Niterói precise agendar para ser atendido, telefone antes para a Delegacia da PF em Niterói, se for preciso tem que fazer agendamento pela internet.

É muito detalhe, não dá para colocar tudo no momento, mas ai vai pelo menos 70% de todas as informações.
Espero que tenho ajudado.

8 comentários:

  1. Salam Ana !

    O post foi bastante esclarescedor e pode servir de guia para quem está perdida no meio de tanta burocracia para simplismento casar !
    Bom seria deixar o contato do policial para quem desejar contratar os serviços dele.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza andréia :|
      de mole mas criei um outro post com a informação ^^

      Excluir
  2. Eu vi o post novo com os contatos !

    Bause

    ResponderExcluir
  3. A postagem é bastante esclarecedora, mas e sendo ao contrário se eu for para a Argélia para me casar...
    e se eu for casada no papal o que devo fazer?

    Aguardo resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. ola meninas preciso de mais esclarecimento meu namorado na argelia nao prerstou o servico militar sera q ele pode conseguir o visto??? me add no face por favor preciso de alguem pra maiores esclarecimentos
    beijos boa tarde!
    https://www.facebook.com/jan.toz.5?ref=tn_tnm
    espero contato

    ResponderExcluir
  5. e se uma pessoa tem antecedente criminal? Ela pode enviar uma carta convite? E no que implica na deliberação do visto?Por favor,me rspondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, infelizmente não tenho ideia. Te aconselho a procurar a policia federal pra se informar

      Excluir
  6. Se a pessoa que envia a carta convite tem antecedentes criminais aqui no Brasil,no que implica a deliberação do visto para o estrangeiro? Preciso dessa resposta!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...