20 de mai. de 2013

Comidas típicas

Pronto..podem falar "ih ela só fala em comida" rs...e tem coisa melhor? Principalmente aqui onde a única coisa que temos em comum é o macarrão e o arroz. De maneira geral os pratos tradicionais são muito gostosos e realmente tem coisas que vou sentir saudade quando voltar pro Brasil, estou bolando até um jeito de adaptar algumas coisas já que não vou conseguir achar todos os ingredientes. Mas enfim vamos as apresentações rs
Quando eu cheguei aqui em Constantine eu estava saindo de uma estadia de 3 meses na Tunísia e é incrível ver como dois países que são vizinhos e tem uma relação tão próxima são tão distantes gastronomicamente falando. Na Tunísia duas coisas que são marcantes são em primeiro a pimenta e em segundo a falta do uso de talheres.
Quando cheguei em Tunis estava tão empolgada em conhecer a cidade, a cultura, encotrar meu marido que só fui perceber essas "pequenas coisas" lá pela segunda semana quando fiquei hospedada na casa de um amigo na cidade de Sousse que é uma liiiiinda cidade turística. Aí nessa você vai incorporando coisas do cotidiano e absorvendo os hábitos. Pois bem a questão é NÃO existe..simplesmente não existe prato salgado sem pimenta e é A pimenta que foi responsável por eu ficar com a boca toda machucada e perder uns bons kilos rs...ah e não adianta pedir pra não colocar pimenta porque as pessoas simplesmente ignoram o fato e ainda te olham como se você fosse um ET e inconscientemente você percebe que a pessoa está pensando "Meu Deus que pessoa esquisita, como pode não querer com pimenta". Maaaas mesmo assim como sou brasileira e não desisto nunca sempre botava um sorriso no rosto e pedia "sem pimenta por favor", tudo bem que não funcionou mas o que vale é a intenção.
Vamos lá, segundo ponto: talheres ou melhor a falta deles.  A maioria dos pratos são feitos com algum tipo de molho portanto nesses casos o seu "talher" será o pão...pois é faça dele o seu melhor amigo porque ele está presente em todas as refeições. Parece dificil mas não é, depois de ouvir o povo tunisiano zoar muito com a minha cara nos primeiros dias e deles simplesmente não acreditarem quando eu disse que no Brasil comemos com garfo e faca hoje posso me orgulhar em dizer que garanharia um diploma em excelência em comer com a mão caso esse diploma existisse rs.
Voltando ao assunto Argélia quando passamos a fronteira da Tunisia era quase hora do almoço e esperamos chegar em Annaba para parar pra comer. Meu marido sempre disse que a cozinha argelina era diferente da tunisiana e inclusive ele também sofria um bocado com os pratos e até mesmo pra comer usando o pão mas eu nunca botei muita fé não então quando ele estacionou na frente do restaurante já disparei (como sempre) "não esquece de pedir sem pimenta, porque olha só minha boca tá toda machucada da pimenta ainda e bla bla bla" e ele rindo da minha cara. O fato é realmente a comida daqui não tem nada a ver com a comida de lá e olha realmente comi e comi demais depois de 3 meses na dieta da pimenta.
O tempero daqui é muito parecido com o do Brasil e a maioria dos pratos são feitos com massas e assim como na nossa terrinha o macarrão tem cadeira cativa por aqui. Cada região tem um prato tradicional mais conhecido vamos dizer assim mas encontramos facilmente todos os pratos em todas as regiões daqui.
Ah, a curiosidade daqui é que as familias (não todas pois tem muita gente que já não adota mais essa prática, mas aqui em casa é assim) comem todos juntos num prato coletivo...isso mesmo não tem pratos individuais, apenas é servido um prato grande e cada um tem o seu talher a come. Confesso que ainda acho meio estranho mas é tradição aqui.
Bom vamos parar de enrolação e fazer as apresentações rs...Senhoras e senhores lhes apresento o burek ou bourek...pra mim ele é o number 1, o absoluto kkkk é uma massinha fina (fiiiiina mesmo parece um papel de seda) que é comprada pronta e dentro dela vc coloca o que quiser...minha cunhada faz com pure de batata, carne moída, queijo e ovo (como eu ñ como nada de batata pra mim ela substitui o pure por arroz), esse que minha cunhada faz é um tamanho grande tipo pastel de feira..minha outra cunhada faz uns menores com carne moida e queijo os dois são uma delícia. Geralmente se come com limão.
imagem Google

O tradicionalissimo couscous...feito de sêmola com legumes e geralmente carne de frango. Muito servido na sexta-feira ou em festas.

imagem Google

A Tlida é uma massa que parece massa de lazanha (ñ dessas frescas, aquela q é dura) mas é cortada em quadradinhos pequenos...é cozida na cuscuzeira (no vapor)...é cheio dos esquemas pra fazer sem grudar...vc poe no vapor depois de um tempo tira, coloca manteiga, mistura, põe de novo e assim vai umas 4 vezes..depois coloca o molho e pronto...é trabalhoso mas vale a pena..é uma delicia também.

imagem Google

consegui achar uma foto da massa crua (só pra vc terem uma idéia)...são quadradinhos muito pequenos e delicadinhos. Parabéns pra quem faz viu (tem industrial mas tem gente que faz essa massa caseira..haja paciencia pra cortar rs).

imagem Google


A tradicional galeta chamada de aghrum ou khobz eftir (na verdade cada região chama de um jeito) feita tbm com sêmola, óleo, sal, fermento e água. Aqui em casa é sagrado fazer no fim de semana rs 

*imagem Google

e pre finalizar esse post enorme a mahjouba essa tem pra vender em todos os lugares e todo mundo faz em casa também..mas da um trabalhão....basicamente é uma massa recheada com molho de tomate e pimenta.


imagem Google

Deixo vocês com o vídeo de como fazê-la

* lembrando que os pratos mudam de região pra região..estou dando alguns exemplos do que comemos aqui em Constantine.

No próximo post vou ver se falo um pouco dos doces (ainda nesse lance de comida....e tem coisa melhor? kkkk)...se alguém quiser dar sugestões do que gostaria de saber fique a vontade que na medida do possível vamos providenciando.


11 comentários:

  1. muuuito bom!!!!!!!!!!!! amei <3

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem, Criei um blog para mim e gostaria de tê-la lá também. Fico aguardando sua visita e se puder me siga, ficarei muito feliz com sua presença. Estou te seguindo. Bjs
    http://sonhosempontocruzeafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Joice Joy - Eu estive em Sousse também, por 24 dias agora em janeiro/2013. Amei!

    ResponderExcluir
  4. ameiiiiiiiiiiiiiiiii agora da pra fazer meu trabalho da semana cultural

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Você não tem ideia de como seu blog está sendo importante para mim. Estava no escuro e vc acendeu a luz. Parabéns e muito obrigada! Salvei em meus favoritos.
    Mith Avellar

    ResponderExcluir
  6. Maria Aparecida Carvalho de Araújo10/09/2017, 19:08

    Conheci um argelino e ele quer casar, fiquei muito em dúvida, porque um homem lá do outro lado do mundo quer se casar com uma brasileira? Ele falou que não está brincando é pretende vir ao Brasil para conhecer minha família! To esperando esperando!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei as matérias sobre a argélia.
    Também namoro um argelino e ele vem este ano para o Brasil,estou aguardando sua vinda.
    Muitas expectativas,mas estou feliz.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom para mim que encontrei este blog,preciso aprender fazer esses pratos argelinos para receber o meu amor.

    ResponderExcluir
  9. Olá querida ,gostaria de saber mais sobre a Argélia,estou conversando com um homem de lá o qual mora em Babá hassen,saberia dizer qual o prato típico de lá ,temos um grande empecilho,a língua ,falo pouco francês kkk o geito é o tradutor,mas nós entendemos,gostaria se podesse me dizer como é a mulher e a religião de lá que é o islamismo,como somos recebidas se não formos da religiao.obrigada e aguardo o seu contato .

    ResponderExcluir
  10. Olá sou brasileiro de origem Algero espanhola de Oran, e estou encantado com a Gastronomia da minha querida Argélia
    Em breve vou visita lá e provar seu doces e sua comida
    Chokra pour partager

    ResponderExcluir