23 de fev de 2017

Não seja essa pessoa

Olá a todo mundo..fico muito feliz em saber que o último post bombou em acessos, foram quase 200 só no primeiro dia e inclusive ele bombou também no grupo misto do facebook, o que nos rendeu uma discução que até antes de ontem foi bem sadia mas sabem né que infelizmente sempre tem aquela pessoa que precisa se destacar no meio da multidão rs enfim, o post de hoje não é sobre esse tipo de pessoa (embora ser uma delas a ponto de se tornar insuportável e incoveniente também é feio pra caramba, então se puder também não seja essa pessoa, simancol é barato e se encontra em qualquer esquina :) ).

Mas meu post hoje é sobre outro tipo de pessoa que ficou bem evidente (infelizmente) com os comentários recebidos no post sobre o casamento..2 tipos na verdade.
O primeiro são as meninas com complexo de fim de feira (acabam se achando a xepa) e confesso que por mais que isso tenha sempre existido agora nos últimos tempos isso está mais em evidência, o que particulamente me acha triste.
Vou explicar. Tem meninas que confundem muito a independência feminina como temos aqui no Brasil, com a mulher que trabalha, que se sustenta, que não depende de ninguém pra se virar e pagar as contas com abrir mão dos seus direitos dentro do casamento e ainda acharem o fato de ganhar presentes ou jóias ou até o próprio dote se deve ao fato da mulher se aproveitadora, oportunista, se vender.
A partir do momento que você se relaciona com um argelino, você querendo ou não as culturas e os costumes vão se fundir então da mesma forma que o argelino vai ter que se adaptar a costumes brasileiros (claro, os que não ferirem a essencia dele) as brasileiras também tem que se adaptar aos dele nos mesmos moldes.
Então assim, na Argélia um homem sabe desde a adolescencia suas "obrigações" como marido, sabe como se desenrola o casamento, sabe sim que o presente pra noiva, o dote e tudo mais faz parte (embora alguns espertões jurem que isso não existe..aham Claudia, senta la (pior é mulher que acredita no papinho))..então assim o porque de uma argelina merecer uma joía ou um vestido ou um sapato, dinheiro ou um grampo de cabelo que seja e uma brasileira não? Estranho né? Mas é exatamente o que essas meninas pensam, algumas inclusive se ofendem pelo fato do cara insistir em dar algo pra ela (vai entender rs).
Ouvimos muito mulheres falando ah mas eu prefiro o amor do que uma jóia, porque eu não vendo meu amor e várias outras frases...gente quando será que elas vão perceber que ganhar algo não é falta de amor, ao contrário? Quando será que vão perceber que na cultura deles isso é praxe, sendo muitas vezes até uma obrigação do homem? E isso sem relação nenhuma com dependencia da mulher ou submissão, nada disso, apenas o marido "valorizando" a esposa.
Enfim...esse é o primeiro tipo de pessoa que eu não gostaria que você fosse pelo simples motivo de que todo mundo deveria ter esse direito, de ser mimada, de ser reconhecida, de receber carinho, e é disso que se trata, não de vender o amor ou de se sentir submissa.

O segundo tipo é um pouco pior que o primeiro rs, porque no fim acaba sendo um mix de coisas. não sei de onde surgiram, de onde vem, do que se alimentam (conheça hoje no Globo Repórter rs) mas sei que tem crescido principalmente nos grupos..é o tipo que duvida de tudo, contesta tudo, tudo o que os outros falam é fantasia e tudo isso sem embasamento nenhum além do famosos diz que me disse.
Porque assim né, se a pessoa conhece o lugar, as pessoas, viveu, ja passou algo parecido na vida a coisa querendo ou não fica mais realista (apesar de ter ouvido num grupo que pesquisar no google e ter ido pra lá ou morado e tal é a mesma coisa rs que em pleno 2017 todo mundo pode conhecer as coisas rs só faltaram dizer que se colocar no google earth vc consegue tocar o solo do lugar com as mãos rs) doa a quem doer convenhamos que existe sim diferenças e isso não é "se achar" ou "humilhar os outros" como falaram muito já.
Nós não temos como afirmar que quem mora lá passa as mesmas coisas de quem nunca foi e pesquisa pela internet e nem que quem vive um relacionamento virtual passa as mesmas coisas de quem está vivendo a realidade do dia dia, me desculpem mas não tem como.
Então por favorzinho, não seja essa pessoa que vai catando pedacinhos de relatos de quem muitas vezes nunca viu na vida pra formar uma opinião concreta..óbvio que sim muuuuuuita coisa você tem sim como saber se pesquisar (fontes confiáveis), se correr atrás, porém muitas coisas infelizmente só vem a tona na realidade, mesmo porque as pessoas são diferentes então a opinião que eu leio de uma pessoa que eu nem conheço pode não ser a mesma que a minha quando eu viver a mesma realizade dela, ah e mais cuidado ainda em ouvir argelinos que vocês conheceram nas redes sociais pois tem muuuitos que acham que somos idiotas e não conhecemos nada de lá.
Então é isso, não seja essas pessoas, porque é triste você se achar menos que os outros, achar que não tem direito a nada, achar que não merece (por mais que não assuma, mas pelo discurso todos percebem) e é feio, muito feio mesmo ser essa pessoa que contesta tudo, que tudo tem um tom de dúvida e pior, que não está disposta a abrir a mente pra realidade. Debater é normal, contestar (com embasamento) é normal e muito saudável mas existem formas e formas de fazer isso.
Tem gente que se ofende pelo fato de a Argélia, um país com economia "pior" que a nossa, com pessoas com rendimentos menores fazerem festas de casamento com tudo o que tem direito ou do marido que não ganha lá tão bem comprar um bracelete ou um colar pra sua esposa, de meninas que não trabalham terem 5,6 ,7 vestidos tradicionais pra festa, tudo isso dói muito pra algumas pessoas (não sei o porque, se alguém souber me conte nos comentários por favor).
Nada mais normal que alguém que desde criança sabe como são as coisas se preparar pra isso, então sim, se um homem quer casar ele sabe que SIM terá que oferecer algo pra noiva, Se na ocasião ele não tem como fazer isso ou não casa ou a familia e os amigos ajudam, ele empresta dinheiro, faz dividas mas se vira e isso não é nada extraordinário.

Então SIM você também tem direito a um mimo e não é feio você aceitar..feio é o noivo achar que por estar com uma gringa não ter obrigação nenhuma (que é o que está acontecendo infelizmente).
E se você duvida de TUDO, menos do habibi que diz que não, não existe festa nem dote, nem presente muito menos ouro pois a Argélia está em crise, te convido a pensar fora da caixinha e pesquisar, tem sites muito confiáveis sobre isso, fóruns, inclusive o site do ministério da cultura argelino onde tem por alto as tradições de cada wilaya (clique aqui) e mais, quem tiver a possibilidade visite a Argélia veja com seus prórpios olhos e viva, viva muito a cultura deles que é linda, difícil pra algumas pessoas aceitarem porém linda e super rica.

Logo logo mais um post sobre as tradições e cultura argelina.

Salam :)

20 de fev de 2017

Cultura e tradições argelinas

Olá a todos, tirando as teias de aranha desse blog..confesso que me ensaiei a fazer posts e continuar escrevendo e tals mas toda vez que me animo abro a pagina do Blogger e o animo vai embora...fecho sem escrever nada rs..vamos ver se dessa vez conseguimos fazer diferente.
Voutrazer um tema aqui que eu gosto e que pelas discussões nos grupos do face as pessoa também tem curiosidade e gostariam de saber um pouquinho mais. Vou tentar trazer um pouquinho de tudo relacionado as tradições argelinas, os costumes regionais, sobre festas, roupas, enfim, um pouquinho de tudo e provavelmente esse post terá continuação, pois é um assunto bem vasto...vamos lá?

Porque não começar com as festas não é mesmo? Na Argélia não temos tantos feriados como aqui no Brasil, fora os relacionados a independencia e revolução (19 de junho (Revolução), 5 de julho (independência) e 1 novembro (aniversário da revolução) e os feriados mundiais como 1º de janeiro e dia de trabalho os feriados existentes são relacionados a religião..Eid Al Fitr que marca o fim do Ramadan e o Eid Al Adha que marca o fim da peregrinação a Meca (Festa do sacrifício)..além claro de festas de noivado, casamento, festas na cerimõnia da circuncisão dos meninos....se formos pensar é muita festa regada a dança, comida e torcas de vestidos do norte ao sul e leste a oeste do país. Começando obviamente por Constantine (alás esse ano se Deus permitir estaremos lá e pretendo fazer algumas lives então se você ainda não participa dos grupos do facebook não perca tempo :) )..vamos começar com a festa de casamento pois a base é a mesma pra de circuncisão também e de noivado..depois trago sobre os Eids que são meio que padrão e então continue acompanhando pois farei das outras cidades mais importantes também.

CONSTANTINE

Constantine fica ao leste e é uma cidade aberta porém ao mesmo tempo protetora. Eles tentam manter a cultura e as tradições seja através das coisas artesanais, como os vestidos bordados a mão, seja na comida, além disso é uma das cidades que tem grande carga cultural.
Nas festas de casamento é tradição a noiva usar um vestido bordado a mão com fios de ouro (eu tenho e guardo o meu depois vou tirar da mala onde ele fica e posto foto pra vcs. Ganhei de presente de casamento de um amigo do marido) e claro, com muita comida.
Basicamente os casamentos lá seguem os mesmos "passos"..1º o acordo entre as familias, 2º formalizar isso com a familia, amigos, conhecidos e nessa ocasião pode ter uma pequena festa, um encontro, jantar em restaurante, isso varia de familia pra familia normalmente isso acontece juntamente com o casamento no civil, 3º o casamento na mesquita onde nem sempre a noiva está presente. Muitas vezes vai apenas um representante da noiva e 4º que seria a festa de casamento em si.

A festa reúne as duas familias, amigos etc..facilmente a festa é pra 300, 400 convidados, com um café com doces e etc e uma refeição. normalmente o café e doces fica a cargo da família do noivo e o almoço ou jantar responsabilidade da família da noiva..ás vezes a festa é feita junto, as vezes separada, as vezes é mista e as vezes homens são separados das mulheres..isso tudo é um acordo entre as famílias nesse processo todo e normalmente a preparação pra isso tudo dura 2/3 meses entre decoração, preparação dos doces e tudo mais.
As comidas são responsabilidade das mulheres, parte da decoração também e aos homens cabe surpri a festa toda trazendo os mantimentos, equipamentos (enfim, trabalhos que exijam esforço físico) e a parte do cortejo

Antes do casamento óbvio noiva, noivos, convidados dão aquele tapa no visual com cabeleireiro, maquiagem, a noiva normalmente uns dias antes faz a cerimônia da henna, em alguns casos o homem tbm faz (não vou entrar muito em detalhes. Vou deixar aqui um vídeo da cerimônia, reparem bem nas roupas que elas usam, falei lá em cima que são tradicionais bordadas a mão com fios de ouro)




O problema desses vestidos obviamente é que são caros rs e cada mulher deve ter pelo menos uns 3 ou 4 pois na festa mesmo as mulheres trocam de vestido várias vezes..e aí na festa né meus amores a mulherada não economiza no ouro não..é ouro no vestido, nas pulseiras, colares, até cinto de ouro, se duvidar tem argelina com calcinha de ouro rs..vale tudo, bracelete, anel, quanto mais melhor..aproveitar pra fazer a coleguinha chorar porque o marido dela não deu tantas pulseiras quanto o teu kkkk é brincadeira mas tem um fundo de verdade..a mulherada lá curte muiiito um ouro e o bolso do marido chora rs.
Agora fechem o olho e visualizem comigo: um calor de 40/45 graus..a noitva com um vestido de veludo bordado com ouro (fica muito pesado) e entulhada de ouro no pescoço, nos braços, nas mãos etc....não a toa ela troca de roupa várias vezes rs..no total entre roupas e jóis uma noiva carrega fácil uns 10kg e óbvio, quanto mais rica a família mais peso a noiva terá que carregar.









Toda festa precisa de muita música não é mesmo? siiiiim..e isso também varia de família pra família. Algumas contratam bandas tradicionais, algumas contratam instrumentistas, algumas usam o bom e velho som com um pendrive com as músicas favoritas, o importante é ter música.
Normalmente os homens e mulheres ficam separados então as mulheres dançam (e muito), os homens também. Pra não me extender muito vou deixar mais alguns vídeos aqui embaixo (assistam com carinho, a próxima pode ser você rs inchallah :P )




O que que está faltando? Ah sim, a comida...muita comida pra tudo esse povo não sair falando mal da festa (isso não muda não tá? é mundial..aquela tia chata que reclama q o salgadinho tava frio, o tio que reclama da cerveja quente, que os docinhos eram poucos, que o bolo tava seco..mas na hora tava todo mundo lá se entupindo..isso tem lá também rs)

Noivos instalados, por tradição alguma das mulheres mais velhas da família (pode ser a avó normalmente) coloca na mesa em frente aos noivos um prato de prata e nele coloca pão, sobre o pão açucar e um fio de água de flor de laranjeira ou de água de rosas em sinal de riqueza, fertilidade e felicidade...a´pos isso o rango tá liberado. Sem lugares marcados, cada um senta onde quiser junto com quem se sente bem.
Os pratos servidos normalmente são a chorba (um tipo de sopa), um prato agridoce e um prato salgado com carne e claro muitas frutas e salada.
Os mais tradicionais de Constantine são a chorba frik, uma sopa feita de de de? frik rs mas o que é o frik? É um dos estágios do trigo..imagine o triguinho de kibe..é quase isso (mas ñ é isso rs)..vou por fotinho dele aqui embaixo, bem como da chorba (que é muito boa por sinal...prato tradicionalissimo de Ramadan..pra quem é casada com argelino é prato obrigatório de se aprender)



Os outros pratos normalmente servidos em casamento são a chakhchoukha que é um prato com massa e carne e a shtitha que seria uma mistura de caldos com carne ou vermelha ou de frango ou linguiça, normalmente tem também carneiro assado, frango assado e claro o que nunca pode faltar numa casa argelina..pão, muito pão



Normalmente os convidados comem todos em um mesmo prato, mas existem também as família que servem em pratos individuais (na nossa família é tudo junto mesmo)..enfim pança cheia o povo dança mais, come mais, dança mais um pouco e viva os noivos :)

Ahhhhh uma coisa muito importante a ser esclarecida, muias vezes o casamento acaba sendo 3 dias de festa..vejam bem, 3 dias DE festa e não 3 dias EM festa..tem gente que ouve isso e pensa que o casamento é tipo festa rave que vara a noite e emenda com o dia e assim vai rs não é assim, é que acontecem celebrações referentes ao casamento em 3 dias diferentes, só isso..pode ser jantar num dia, almoço no outro, café no outro..isso tudo também é um acordo entre famílias, assim como algumas decidem por 1 dia apenas com almoço ou jantar e café.

Gsotaram? querem saber mais? Comenta aqui o que você gostaria de saber e de qual cidade que prometo me animar e escrever mais :)

Salam