19 de jul. de 2017

Curiosidades parte III

Vamos continuar pela saga das curiosidades argelinas.. Não sei se vamos ter a parte 4. A princípio encerro agora na 3 mas sabem como e né, sempre as meninas vão lembrando de coisas e me falando então numa dessa pode surgir mais coisa por aí rs

- Como vocês viram no post do custo de vida, a habitação é relativamente cara la e por isso é super comum encontrar famílias ocupando o mesmo imóvel. As casas lá normalmente seguem o padrão de terem 3 andares (as que ainda não tem podem ter certeza que terão rs). As casas nem sempre seguem o nosso padrão de divisão de peças, mas quando acontece normalmente no térreo vão morar os pais e nos andares de cima os filhos com as esposas, somente os filhos uma vez que as filhas quando casam vão pra cima da casa dos sogros rs.
Também existem as "vilas" que seriam casas mas beeeem grandes também de 3 andares só que a diferença é que em cada andar você consegue separar a quantidade de peças necessárias pra abrigar 2, 3, 4 famílias então ao invés de nos 3 andares termos 3 famílias morando vamos ter 5, 6, 7 famílias..quanto o imóvel puder suportar e a família tiver.
Óbvio que também existem os apartamentos, ai nesse caso é 1 por família normalmente.

- Seguindo essa coisa da família sempre estar junta, mesmo quando algum dos filhos mora em outro imóvel normalmente o fim de semana e principalmente as ferias são com a família.E não tem o menor problema se a casa não acomodar 10/15/20 pessoas porque sempre o pessoal joga os colchoes no chão e dorme todo mundo assim juntinho rs

-Gente a Argélia é o único país no mundo que não existe piolhos kkkkk (piada interna com as meninas do grupo)...não é sério mas eles acham que é rs se aparece um piolho em alguém lá ode saber que foi um estrangeiro que trouxe ñ importa se ele chegou há 1 ano atrás..o piolho hibernou or todo esse período kkkkk

- Já falei do cortejo de casamento em um dos post sobre festas, mas lembrando que agora no verão e deois do Ramadan tem casamento pela vizinhança todos os dias então não se assustem se estiverem andando pelas ruas ou mesmo em casa e se deperar com carros e mais carros enfeitados, som alto, as vezes a´te cavalos e tiros comemorativos...é totalmente normal
Uns exemplos básicos abaixo







- Ônibus...os painéis com o nome dos ônibus normalmente é escrito em árabe, mas sem problemas porque o  pessoal fica gritando pra onde eles  vão e você pode se guiar por aí. Quando entra não existe roleta ra pagamento,durante a viagem um cobrador passa de banco em banco recebendo do povo e logo desce pra cobrar de outro e assim vai. Em alguns é normal seguir a viagem toda sem fechar as portas então se segure rs

- Verduras, legumes, frutas e carne normalmente você não pode escolher. Você pede a quantidade e reza rs Você não pode escolher a fruta mais bonita, o legume mais fresquinho e nem preciso dizer que óbvio, vem coisa já passada no meio e carne de boi também não tem os mesmos cortes que conhecemos tipo picanha, patinho, alcatra, acém, etc...você tem as opções de moída, com osso ou sem osso..aí o corte também você reza pra que não seja um duro ou cheio de nervo rs
Existem sim os locais que você pode escolher, pelo menos as frutas e legumes porém é mais caro mas ás vezes compensa. Ja pra carne não tem muita opção mas tem o frango né rs que daí sim você pode pedir coxa, sobrecoxa, peito, os miúdos...só que não me perguntem porque mas la comer coração de galinha não é muito comum e nem se acha fácil pra vender, ao contrário da moela e do fígado.

- O gás é canalizado, salvo no campo, montanhas ou regiões muito remotas que ainda utilizam o botijão. E inclusive os chuveiros são todos a gás, nem no campo tem os elétricos (meu marido viu um a primeira vez na vida quando chegou aqui). O ruim do chuveiro a gás é que ou a água passa antes pelo centro do sol ou pelo quinto dos infernos orque aquela água vem fervendo rs e nem adianta tentar misturar no regulador do chuveiro mesmo que não resolve, então é comum no verão se tomar banho de caneca, bacia e afins aí você ega água do chuveiro e mistura com a da ia pra deixar numa temperatura aceitável. Já no inverno é uma delícia, o contrário do nosso elétrico que a gente quase queima ele tentando deixar sô 1 fio de água pra esquentar mais rs.
E esse gás canalizado vai também na calefação das casas (a grande maioria tem aquecimento a gás), então é ótimo porque tá a neve caindo lá fora e a gente super quentinho de manga curta dentro de casa. e inclusive é quase unanimidade nas casas se estender roupa em cima do aquecedor pra secar mais rápido rs a evolução da nossa solução de colocar a roupa atras de geladeira pra secar rs

Editado
* tinha esquecido mas uma coisa qu não podemos deixar passar é o grude entre os amigos...lá nas ruas vocês sempre vão ver homem com homem de mão dada, de braço dado e claro, o cumprimento mais que comum entre os homens é o beijo no rosto..normalmente 3.
Se você é mulher e vai cumprimentar um homem no ma´ximo estenda tua mão pra ele, mas o mais usado é só acenar com a cabeça mesmo...beijinho só de homem com homem, ou mulher com mulher.
E não, eles andarem de mãos dadas e se darem beijo não afeta em nada a sexualidade deles nem fazem deles homossexuais como algumas mulheres daqui acham.


Enfim pessoal, é isso, caso surja mais alguma coisa faço um post especial ainda sobre esse assunto. Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre esse país que a gente tanto gosta :)

4 comentários:

  1. Ficou ótimo, como sempre amiga!!!! Parabens!!!

    Agora.... beijinhos.... Relembrei das inumeras vezes que vi e morri de rir!!!! rsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Acabei de descobrir o seu blog! Ele parece ser bem útil aos brasileiros que querem se informar sobre a Argélia. Procurei grupos de brazukas vivendo no pais, mas só encontrei um, e já enviei solicitação para fazer parte dele. :)

    Então, sou residente na França ha 3 anos, e agora recebemos uma proposta de trabalho em Alger, mas confesso sentir uma certa apreensão. Não somos muçulmanos, e como mulher não sei como seria em relação ao uso do véu, por exemplo. Não uso roupas decotadas nem saia curta, porque me sinto mal tanto no Brasil quanto na França, então esse aspecto seria fácil.

    Queria saber de ti se já escreveu sobre como é viver na Argélia sendo mulher e estrangeira, e no meu caso sendo não muçulmana (se tem alguma ideia sobre este ultimo aspecto, já que é muçulmana).

    Eu te agradeço antecipadamente por suas impressões.

    Abraço,
    Tassia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tássia que bom que vc achou o blog :)
      olha eu não vejo problema nenhum de vcs morarem la, provavelmente vocês irão pra capital né, é uma cidade linda.
      E sobre o veu e a vestimenta, ele não éobrigatório, inclusive você vi ver muitas argelinas que não usam o véu e usam roupas "normais", quanto a isso não tem muito com o que se preocupar não.

      Excluir
  3. Ficou muito bom seu documentário... quero saber sobre esse país...

    ResponderExcluir