25 de jul de 2016

Acompanhamento e Pré Natal - Argélia

Olá a todos, como eu tinha dito no post anterior, desta vez eu conto com a colaboração de uma das meninas que mora na Argélia que é a Nadhia (quem participa dos grupos já a conhece bem)...resumindo bem resumindo a Nadhia é brasileira, filha de argelino e atualmente está morando lá depois que casou, porém ela antes de morar esteve várias vezes na Argélia visitando a família e tudo mais, sem contar que tem francês fluente e entende/fala um pouco do árabe (o que facilita e muuuito a vida de residente).
Nossa intenção de fazer esse relato é realmente expor como as coisas lá funcionam pra quem nunca pensou no assunto ou não tem muitas fontes de onde conseguir isso.
Maternidade sabemos que é coisa delicada, ainda mais quando se trata do primeiro filho, não vou fazer nenhuma comparação com o Brasil neste post pois o Brasil é grande e como temos boas saúdes públicas também sei que temos as precárias. Eu moro em Curitiba e o parâmetro que tenho é esse, não sei como funcionam nas outras cidades mas aqui fazer pré natal pelo sus pelo menos pra mim foi antes e está sendo agora maravilhoso..nada a reclamar (nada mesmo)...mas enfim vamos ao relato :)

"Bom meninas com menos 1 mês de casada e faltando ainda uns 15 dias para a monstra descer, comecei a sentir umas cólicas que não passavam de jeito nenhum e uns sintomas como se fosse a tpm, a Mony falava que poderia ser gravidez mas na minha cabeça era o stress com o começo do Ramadan chegando, stress com marido porque esses argelinos não são faceis rs..... começou o Ramadan e os primeiros dias foram muito difíceis eu me sentia fraca sem força pra nada, umas tonturas e a Mony falou come não faz jejum até a monstra vir porque se você estiver grávida poderá fazer mal ao bebê e assim fiz até a data de menstruar....chegou o dia e nada de descer, fui tentando ficar calma pra ver se vinha porque ansiedade demais também atrasa, mas não adiantou rs.
Com 2 dias de atraso comprei um teste de farmácia que na verdade nem parece um rsrs fiz e para minha surpresa positivo!!! Na hora foi um choque, mas depois quando passa a surpresa e tudo fui parar pra pensar e agora? O que eu faço? Como funciona aqui?
 Fui atras de tudo para saber como proceder e ai me desesperei kkkk. Dois dias depois de fazer o teste de farmacia, fui na ginecologista (ginecologista homem é muito díficil de encontrar aqui e se encontrar mais difícil ainda é o seu habibi deixar vc consultar com um ), o  consultório fica em prédio residencial, assim como muitos consultórios de todas as especialidades, onde quase sempre as entradas são imundas porque morador nenhum limpa, ai vc imagina depois, não tem lixeira separada na rua para lixo hospitalar e lixo comum. 
Essa primeira gineco confirmou a gravidez e me receitou 3 vitaminas, não pesou, não mediu a pressão e nem me pediu exames para saber como estava a saúde, enfim não senti firmeza rsrs me pediu para voltar com 10 dias para refazer a ecografia. Em geral os médicos aqui acham "tudo normal" mesmo eu falando o que eu sentia fui ignorada, ... a consulta e uma ecografia custaram o equivalente a 53,28 R$ (1.800,00 dinares). Depois dos 10 dias voltei "na mesma" gineco mas ao entrar no consultório havia outra médica, que também não senti firmeza rs pedi os exames e fui ignorada, refiz a eco e pedi para escutar o coração mas ela enrolou e só disse que ia me falar quantos batimento, fiquei muito chateada, mas não tava com saco pra discutir, dessa vez a recepcionista (não acho que seja enfermeira rs) pesou e mediu a pressão que estava baixa e mesmo assim me liberou, o  valor dessa consulta e a eco foi o mesmo da consulta anterior. 
Quatro dias depois acordei mais fraca que os outros dias, fui novamente ao médico mas dessa vez falei para o meu marido que iriamos em outro porque não gostei de nenhuma das anteriores, todas muito superficiais, você fala o que está sentindo e elas nem ai. Dessa vez fomos em uma clínica (clínicas geralmente tem as entradas e área interna comuns limpas) e ao chegarmos na recepção enquanto conversava-mos com a atendente, chega uma mulher e sem pedir licença ou aguardar a sua vez começa a perguntar o que ela precisa à atendente (péssimo hábito deles, em TODOS os lugares são assim, não sabem esperar a vez) mas como meu marido não tem muita paciência rsrs deu um chega pra lá bem dado na dona rsrs.... enfim fomos atendidos e encaminhados a sala de espera. Bem essa terceira gineco que fui,  ja senti um pouco mais de confiança, ela era bem humorada e estava mais disposta a tirar as dúvidas e deu um pouco mais de atenção ao que eu estava sentindo e passou a lista de exames no final da consulta porque eu pedi, fiz novamente a ecografia, pedi para escultar o coração e fui prontamente atendida :) foi a melhor coisa que ja escutei. Essa terceira consulta ficou pelo equivalente a 59,08 (2.000,00 dinares). Passemos ao laboratório rs vamos começar com o valor, fiz exames de tireóide, toxoplasmose, glicose, coagulação do sangue, rubéola e umas outras aqui que não sei o que significa rs a médica passou também de hiv, hepatite... mas não fiz, pois tinha pouco tempo que havia feito. Todos esses exames ficaram pelo equivalente a 168,38 R$ (5.700,00 dinares), eu paguei na recepção e a própria moça que me atendeu, foi quem colheu o material, detalhe sem luva!!! Com a mão que pegou em dinheiro, já foi pegando amarrando o cordão no meu braço, como eu não gosto de agulhas virei o rosto mas achei que ela ia colocar as luvas, que nada, quando ela terminou olhei pro lado ela não tinha usado!!! :( 
Outro detalhe do laboratório é que a sala onde fazem as análises fica aberta de frente a sala de espera onde qualquer um tem acesso, uma bagunça de material para análise, caderno, folhas tudo misturado.... bom até agora foi isso rsrs eu particularmente não gostei muito de nenhum serviço, maaaaas é o que tenho :( ."

ainda entrando nos detalhes, eu tenho tentado ajudar a Nadhia a achar um lugar minimamente razoável para o parto (mas tá difícil..isso pq é na região de Alger, imaginem nos vilarejos) e nos deparamos com uma curiosidade (péssima)...99% das clínicas NÃO TEM chuveiro..isso mesmo...sem chuveiro para se lavar após o parto..enfim, nem Freud explica.

Abaixo algumas fotos..confesso que tentei achar fotos dos quartos pra vocês terem uma idéia mas não achei nenhuma que fosse boa..todas horríveis com gente empilhada e sujeira por tudo então não vou colocar.

em cima o teste que temos aqui e embaixo o argelino, ñ tem mais moderno ou menos, é esse e pronto rs



modelos de clínicas e maternidades


quarto de clínica particular, nesse quarto é feito o parto e é também aonde a mulher fica internada

O custo de um parto normal é aproximadamente de 40 a 50 mil dinares (R$ 1.180,00 e 1.475,00), cesariana em torno de 70 mil (R$ 2.067,00)...e no caso de parto normal se quiser a peridual (anestesia) tem que pagar a parte...esse valor é da clínica, fora isso tem o custo do médico, anestesista e etc.
Existe o serviço público também porém por exemplo no caso da peridual em parto normal é necessário se pagar a parte também.

Essas são algumas informações que conseguimos, no decorrer da gravidez da Nadhia (que está entrando no terceiro mês ainda) a gente vai fazendo posts novos.
Espero que dê pra vocês terem uma pequena noção de como funciona o sistema lá, se tiverem alguma dúvida podem deixar nos cometários que tentaremos buscar :) , até a próxima.



3 comentários:

  1. Nadhia tenha uma ótima gravidez, bom parto...Mas eu fiquei preocupada mulherrrrr!!! Que coisa tensa de se ler e imaginar, pior viver isso. QUE tudo corra bem, muita saúde pra vc e o bb...

    ResponderExcluir
  2. Poxa, depois dessa não pretendo mais morar na Argélia viu. Vai ter que ser aqui no Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Que post sincero, parabéns.
    beijos

    ResponderExcluir