7 de jul. de 2017

Curiosidades

Olá pessoal, faz muito tempo que quero escrever sobre esse tema, e também foi um dos pedidos no grupo do face..acho interessante conseguir trazer de alguma forma essas diferenças de cultura pra vocês, alguns hábitos curiosos outros nem tanto.
Claro que como sempre, nada é uma regra..eu escrevo baseado nas minhas experiências e nesse post em especial estou contando com a colaboração da Nadhia (quem participa dos grupos dos face a conhece...brasileira, filha de argelino, casada com argelino, mora lá mas está aqui por um tempo) e da Bibiane também brasileira que mora em Portugal, mãe de 3 lindinhos e está passando as férias na Argélia com a família do marido,então como elas estão em outras regiões (Alger e na região de Setif) vamos ver se os hábitos batem rs.

- comer tudo com pão  clássico..o pão não pode faltar meeeesmo..e o pão como o nosso francês não existe tá gente, lá o tamanho dos pães é no estilo baguete e assim, eles consomem muito,muito mesmo..pra vocês terem uma ideia muuuita gente come tipo macarrão com pão rs (meu marido também tinha esse hábito, perdeu só aqui).
Ah inclusive sobre o pão temos 2 outras curiosidades..nos restaurantes SEMPRE tem uma cestinha de pão e a medida que o pessoal vai desocupando as mesas eles não trocam a cestinha não, só reabastecem rs
Outra é que em muitos lugares o pão é vendido tio em bancas que ficam nas ruas e sem proteção nenhuma..vai poeira em cima e tudo certo rs alguns lugares também não dão embalagem pros pães e o povo carrega na mão mesmo..tudo certo também..o que não mata engorda rs
OFF sobre essa coisa de embalagem tem coisas complicadas rs nunca esqueço de um fato que aconteceu comigo na Tunísia...fui comprar açúcar e era naqueles lugares que vende solto por peso sabe, ótimo pedi, o tiozinho embalou e colocou o pacotinho na sacola e fui pra casa..quando chego surpresa..o pacotinho era o que? Jornal rs pois é mais higiênico impossível rs

- Sobre os restaurantes, eles quase na sua totalidade tem espaços separados para homens e famílias/mulheres. São 2 salões então assim homem sozinho, acompanhado dos amigos ou mesmo família que estejam são os homens ficam em um salão e quando são um casal, ou família com a mãe, irmãs, crianças ficam no outro salão, um sem muito acesso ao outro, pra poder preservar a "intimidade" das mulheres. As vezes acontece de uma mulher tipo acompanhada do marido querer ficar no salão dos homens mas isso não é muito bem visto e os garçons reclamam e sempre conduzem ao outro espaço.

- Ainda sobre restaurante e espaços públicos, normalmente o que você vai encontrar é o banheiro modelo turco (esse que é um buraco no chão, sem vaso para sentar). Como faz? segura a roupa pra não molhar se equilibra e vai com fé rs. Esse modelo também é presente em muitas residências.
Ainda sobre esse assunto, lá não se usa papel higiênico no banheiro, nem tem lixinho. O quem é uma mangueirinha (ou no caso de espaços públicos muitas vezes um baldinho) pra lavar as partes após fazer as necessidades.

imagem google

- Ainda sobre espaços públicos, muitos deles onde o casal fique mais "a vontade) deve se apresentar o livret de famille (correspondente a certidão de casamento) pra comprovar que são realmente casados. Isso acontece muito na entrada dos Hammams (são tipo salinhas fechadas com um espaço tipo uma piscina e tem torneiras com água quente natural (tipo termas) e as pessoas podem ir pra passar o dia e tal, é bem legal quem tiver a oportunidade vá que é ótimo pra pele, muito gostoso mesmo. Só não pode ficar muuuito tempo porque realmente é quente e pode baixar a pressão), então nesses casos como as pessoas ficam a portas fechadas, sim se quer entrar em casal precisa provar que é de fato casado. Inclusive é um ótimo lugar pra ter intimidades kkkk e tem as coletivas também mas aí não se tem a liberdade de ficar até nua se quiser rs
Guelma é uma região que tem muuuito Hammam, perto de Constantine também tem, o que a gente foi ficava ha uns 40 minutos de carro então quem puder vá, super recomendo, tem em todas as regiões.


 Fonte natural de água quente - Guelma (imagem google)
 modelo de hammam individual (imagem google)
Hammam coletivo (imagem google)


 - Sim, lá tem vários pontos com água natural,porem a falta de água nas torneiras é em frequente (tanto água quanto luz, mas água mais), então assim, em quase todas as residências existe um estoque de água, tanto barris no banheiro quanto dezenas de garrafas pet na cozinha pros casos onde a água falta (nós uma vez ficamos uns 3 dias sem água, maior calor e acabamos com nosso estoque todo (que não era pouco)) então quem está programando de morar lá, bóra providenciar isso.

- Um hábito comum que não se deve a falta de água (acho rs) é as pessoas usarem por vários dias as mesmas roupas, então não estranhe se seu pretendente aparece na cam 2, 3, 4 dias com a mesma camisa, é normal.

- Outra coisa que não causa estranheza é o hábito de ficar arranhando a garganta, o famoso tirar pigarro e também o arroto...óbvio que não é todo mundo que sai arrotando lá mas quando acontece não é visto como uma coisa de outro mundo.

_ Também existe um fato "estranho" principalmente pras mulheres que engloba o lavar o cabelo rs uma coisa bem comum né, eu no verão lavo o meu todos os dias e no inverno no máximo a cada 2 dias, porém é engraçado que lá muitas principalmente se você mora com mais gente as pessoas podem estranhar nosso hábito de lavar "demais" o cabelo, ou mesmo de tomar "muito" banho..porém o cabelo tem o fato curioso de que dentro do islam o casal apos ter relações precisa tomar o banho completo, incluindo a lavagem dos cabelos.
Eu morava com minha cunhada, então acabei ficando "mal falada" pela minha "mania" de banho kkkk na cabeça deles a gente fazia o lepo lepo todo dia e por isso todo dia eu tinha a "obrigação" da tomar banho e lavar o cabelo todo dia kkkk
Ah e também no pós parto e durante o período menstrual elas não lavam o cabelo, eu levei um esporro das minhas cunhadas tanto lá  quando elas sabiam que eu estava no meu período e saí de cabelo molhado do banheiro quanto aqui. Depois do parto do Khaled eu ja estava em casa, um calor do caramba tinha acabado de tomar banho e elas me esperavam no skype...foi outro esporro básico rs

- Sobre essa questão temos também a "falta de filtro" dos argelinos na hora de falar. Quem convive com algum deles já deve ter passado por alguma situação onde eles chamaram alguém de feio/feia, gordo/gordo na cara e sem nenhum constrangimento, e sim isso é normal.
Outra coisa normal é entrarem em assuntos "intimos" principalmente as mulheres entre elas perguntando se a pessoa é virgem, qual método anticoncepcional utiliza e coisas do tipo.

Enfim gente, vou parar por aqui espero que vocês tenham gostado de saber algumas coisinhas rs a lista ainda tá grande e vai rolar a parte 2 desses post. Tem interesse de saber algo específico? Deixa aqui nos comentários que eu trago pra vocês.
*Lembrando que nada disso é regra e sim experiências vividas por nós ;)

Bjoooooooooooos, até a próxima com a segunda parte desse post. Ainda tem muita coisa.



7 comentários:

  1. Obrigada entendi o porque a quatro dias ele esta com a mesma camisa e bermuda,amei muito Mony parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post amiga!!!
    Curiosidades super interessantes e que mesmo online vivemos mtas delas!!!
    Adorei.... Fiquei mega curiosa para a "salinha sauna prive" rsrsrsrs..... "Safadenha!!"
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Desse jeito Quem ganha salário mínimo do Brasil não vai lá kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk verdade kkkkkkkkkk eu
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é rs realmente pra quem gana 1 salário minimo complica porque só de passagem vai entre 3mil/4mil reais e mais as despesas la de transporte, hospedagem, alimentação...não é impossível mas se essa for a única renda da pessoa complica, até mesmo porque pro visto tem que justificar pra embaixada o motivo da viagem e eles analisam tudo..infelizmente uma viagem desse porte não é muito compatível com alguém que tenha essa renda

      Excluir
  4. Desse jeito Quem ganha salário mínimo do Brasil não vai lá kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk verdade kkkkkkkkkk eu
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Então quem ganha o salário mínimo do Brasil nunca vai lá kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante da roupa o meu namorado pedia para ver minhas roupas no guarda roupa. Eu achava muito esquisito e ele achava ruim quando eu usava decote...

    ResponderExcluir